Universidade

      
    O artigo constitucional 205 (BRASIL, 1988) prescreve a educação como direito universal, dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração social, para o pleno desenvolvimento da pessoa, do cidadão e do trabalhador. Portanto, ela prever que a educação instrumentalize não só a formação humana, mas também capacite o cidadão ao trabalho, e essa capacidade está relacionada com o nível superior. 

    A universidade serve para que não somente insira os estudantes no mercado de trabalho e sim para desenvolver um cidadão com pensamento crítico e preparado para as adversidades futuras da sociedade. No Brasil, as três funções básicas da universidade, são: ensino, pesquisa e extensão.

    Porém, os recursos e os investimentos para que ocorra de tal maneira são insuficientes, fazendo com quê estudantes da universidade pública passe por inúmeras dificuldades.
    A irrelevância do Estado nos investimentos na ciência brasileira diz muito sobre ele, que não aplica de forma essencial verbas para as universidades públicas deterem cada vez mais, o conhecimento de fazer ciência. Segundo Roberto Amaral, da SBPC, as grandes nações investem em ciências e tecnologia, não por serem ricas, mas são ricas porque investem em ciência e tecnologia.

  Com isso, impossibilita atingir o objetivo principal, que é a garantia da oferta e da qualidade do ensino. Por isso é importante promover ensino de qualidade afinado com os desafios da sociedade contemporânea.

Referências:

  • http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf
  • http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_const.pdf=
  • https://lh3.googleusercontent.com/Yrmpz_flOQU/YXICxvlDSWI/AAAAAAAAoao/92R3xTxG-8AGOJjU6KE_vavNqeFTZeegCLcBGAsYHQ/image.png
  • http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/as-grandes-nacoes-investem-em-ciencia-e-tecnologia-nao-por-serem-ricas-mas-sao-ricas-porque-investem-em-ciencia-e-tecnologia-afirma-roberto-amaral/


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